sexta-feira, 4 de abril de 2014

Vereado Reginaldo Rocha propõe criação de segundo Conselho Tutelar em Alvorada


Não é novidade que a criança e o adolescente de Alvorada necessitam de auxílio e proteção. Seja para mantê-lo fora do perigo de maus tratos quanto para garantir que tenham educação. Pensando em agregar os serviços já prestados na cidade, o vereador Reginaldo Rocha protocola uma moção de apoio para que seja criado um segundo Conselho Tutelar.


- Sabemos das dificuldades do Governo Municipal, mas como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, é meu dever lutar por esse projeto. Nossa cidade já ultrapassa a marca de 200 mil habitantes e tem o direito que exista mais um novo Conselho Tutelar – afirma Reginaldo Rocha.

O parlamentar destaca a adoção do segundo serviço em outras cidades, seu resultado positivo e a importância do andamento ágil do projeto.


- Cidades vizinhas como Gravataí e Viamão adotaram o segundo Conselho e demonstram uma considerável melhora no trabalho realizado. É necessário que o segundo Conselho Tutelar ganhe prioridade nesse ano para que, na eleição de conselheiros em 2015, o município de Alvorada esteja apto para concorrer no pleito – conclui Reginaldo.


Atualmente, cinco conselheiros tutelares trabalham para a população de Alvorada. Com a implantação do segundo Conselho, esse número dobra para 10, o que aperfeiçoa e qualifica o atendimento para a população.

O documento de moção de apoio vai contar com assinatura de todos os vereadores que compõe o Parlamento Municipal e que estejam preocupados com o futuro de crianças e jovens de nossa cidade.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia mundial de Conscientização do Autismo

O Autismo é, segundo profissionais da saúde, fácil de identificar, tratável e até pode ser prevenido. A data do dia 2 de abril foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo veio para fortalecer o debate e o respeito sobre o assunto entre a sociedade e as pessoas afetadas.

O tratamento para o autismo envolve uma série de profissionais e, principalmente, a dedicação da família e amigos. O tratamento se diferencia para cada criança ou adulto, isto é, depende de suas dificuldades de comunicação e cognitivas.

A cura para o autismo não existe, mas existem diversas formas para tratar que colaboram para o controle do transtorno:
  • Fonoaudiologia: para superar as barreiras da comunicação
  • Terapia Ocupacional: ajuda com a integração sensorial e melhora as habilidades motoras
  • Psicoterapia Comportamental: Melhora as habilidades cognitivas e reduz os comportamentos inadequados.
  • Medicação: pode reduzir alguns sintomas
  • Dietas Especiais: eliminar certos tipos de alimentos como derivados de leite, ajuda algumas crianças.
  1. Veja mais informações de como tratar uma criança autista: http://bit.ly/1h3rFuG
  2. Fatores que contribuem para o desenvolvimento do autismo: http://abr.ai/PjwPqk
  3. Mitos e verdades sobre quem é autista: http://bit.ly/1fub15a