quinta-feira, 11 de junho de 2015

Construção do novo prédio do Instituto Federal tem contrato assinado

Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 11, o contrato para que seja construído o prédio administrativo do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) campus Alvorada. O vereador Reginaldo Rocha participou do ato de assinatura que reuniu o prefeito Sergio Bertoldi, demais vereadores, os reitores e diretores do Instituto e a associação de moradores do bairro Campos Verdes.

Estima-se que a conclusão do prédio ocorra no primeiro semestre de 2016. Cerca de 1.200 alunos poderão contar com cursos técnicos e superiores.

Para saber tudo sobre o campus Alvorada do IFRS, acesse o site: www.ifrs.edu.br/site/







Vereador participa de Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Durante todo o dia desta quinta-feira, 11, ocorreu a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promovida pela Prefeitura de Alvorada e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município. A conferência fez parte da programação de uma série de debates que ocorrem desde o dia 09 de junho e se estendem até sexta-feira, 12. 

O vereador Reginaldo Rocha é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Alvorada, por isso, é um grande interessado nos eventos que promovem a discussão sobre a juventude.

- A Conferência é importante pois expande o debate sobre assuntos delicados que envolvem diretamente o futuro de milhares de crianças, especialmente quando se trata do trabalho infantil e maioridade penal - destaca Reginaldo.

A atividade contou também com a palestra do professor, sociólogo e consultor em segurança pública, Marcos Roli que tratou sobre política e plano decenal dos direitos da criança e do adolescente. Durante a tarde, foram formados os Grupos de Trabalho e, em seguida, a escolha de delegados para representar Alvorada na conferência regional que ocorre no segundo semestre, em Porto Alegre.






 



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Vereador Reginaldo Rocha tem Projetos de Lei aprovados na Câmara

Na sessão ordinária desta terça-feira, na Câmara de Vereadores, os Projetos de Lei nº 004/2015 e 005/2015, de autoria do vereador Reginaldo Rocha, entraram em pauta para serem votados pelos demais vereadores. Os projetos foram aprovados e, agora, aguardam para que sejam sancionados pelo prefeito

O PL nº 004/2015, institui o Dia Municipal e a Caminhada de Combate ao Câncer Infantil. O dia será lembrado no quarto sábado do mês de novembro de cada ano. Segundo a justificativa do Projeto, a iniciativa serve para alertar e mobilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil.

Já o PL nº 005/2015, institui a Semana e o Dia Municipal de Conscientização e Inclusão Social das Pessoas Portadoras de Deficiência e Mobilidade Reduzida. A semana instituída compreende os dias entre 3 e 10 de dezembro, o Dia Municipal é no dia 07 de dezembro. Os objetivos da semana e dia municipal são os de promover atividades culturais, palestras e seminários que provoquem a reflexão da comunidade e poder público sobre a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência na educação, saúde, acessibilidade e mobilidade urbana. 

Maioridade Penal é tema de audiência pública na Câmara

O vereador Reginaldo Rocha participou na noite desta quarta-feira, 10, de um audiência pública para debater sobre a questão da maioridade penal. A audiência mobilizou secretários, vereadores e comunidade para discutir o tema cujo proponente foi a Secretaria Municipal da juventude, Esporte e Lazer. Durante a audiência ocorreram diversas opiniões contra e a favor. A maioria se mostrou contra a redução. Entre os que estão contra, é o vereador Reginaldo Rocha que, em sua manifestação, defende que é preciso ter melhor atenção nos serviços públicos. 

- Assim como na saúde e educação que existe uma lei que estipula percentual fixo de investimentos, as áreas de assistência social, direitos humanos, esporte e cultura também deveriam ser beneficiados com uma parcela maior do orçamento - ressalta Reginaldo.

Além disso, para o parlamentar, um ambiente familiar saudável é muito importante para a formação das crianças. Nos dias de hoje, os responsáveis precisam dedicar mais tempo aos seus empregos e deixam a convivência com as crianças e jovens em segundo plano. mesmo com tantas tarefas diárias, os adultos precisam saber o que se passa com seus filhos.

Ao final da audiência pública, foi elaborada uma moção contrária a redução da maioridade penal. Consta ainda, a defesa para que haja um maior investimento para escolas de turno integral. O documento será encaminhado ao Congresso Nacional e no Senado.

Estiveram presentes a secretária Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Ika Duarte, presidente do COMDICA, Marilú de Souza, conselheira tutelar Cristiane Sierote, representante da OAB Alvorada, Moisés Matusiak e demais vereadores e comunidade.




FIQUE SABENDO:


O que é maioridade penal?
Instituída pela Constituição Federal de 1988, a maioridade é a idade mínima para que uma pessoa possa ser julgada como adulto. No Brasil a idade é de 18 anos.

O que isso quer dizer?
Que os menores de 18 anos não podem ser julgadas de acordo com o código penal. Se eles cometem atos ilegais, a legislação que decide a punição é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O que está sendo discutido no Congresso Nacional sobre a maioridade penal?
A discussão é antiga. Os parlamentares estão discutindo para que seja votada a alteração na lei que muda de 18 para 16 anos a maioridade penal, isto é, o menor pode ser julgado pelo código penal.

Veja razões para ser contra a redução da maioridade penal:
18razoes.wordpress.com/quem-somos/



terça-feira, 9 de junho de 2015

Alvorada está incluída em edital e ganhará 250 novos leitos

O vereador Reginaldo Rocha acompanhou na tarde desta segunda-feira, 08, a publicação do edital de licitação para construção de mil novos leitos hospitalares na Região Metropolitana lançada pelo Governo do Estado. São 1.052 novos leitos distribuídos entre Viamão, Cachoeirinha, Alvorada e do Instituto de Cardiologia em Porto Alegre.

- Em Alvorada teremos 250 novos leitos. Com o novo prédio, nossa capacidade de atendimento aumenta para 350. Um avanço significativo para qualificar o atendimento para a comunidade – celebra Reginaldo Rocha.

Entre os objetivos dos 1.052 novo leitos estão o de ampliar a capacidade instalada hospitalar de média e alta complexidade em Porto Alegre e Região Metropolitana e atender as necessidades da população com qualidade e resultados.

Junto com o vereador Reginaldo Rocha estiveram presentes o prefeito Sergio Bertoldi, a secretária de saúde, Mari de Bortoli e os vereadores Jackson e Nadir.

A distribuição dos leitos ficou:
Instituto de Cardiologia: 294 leitos
Alvorada: 250 leitos
Viamão: 258 leitos
Cachoeirinha: 250 leitos