quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Vítimas de violência: conheça seus benefícios

Pessoas vítimas de crimes violentos são amparados pela lei 11.340. Praticamente em todos os casos as vítimas não sabem que elas, seus filhos, pais, mães e testemunhas ameaçadas possuem direitos que o Estado deve prestar. Quem faz este alerta é o presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich.

- As pessoas não imaginam, mas têm o direito a internação hospitalar, tratamento, medicamentos, próteses ou outros recursos médicos essenciais à reabilitação das vítimas de crimes violentos - explica Oderich.

Além disso as pessoas devem receber informação, orientação e assessoramento sobre questões de natureza civil, familiar ou constitucional; ter acompanhamento às providências policiais e judiciais, especialmente em situações que envolvam crimes violentos.

Fonte: jornal A Folha.

Opinião do vereador:
A informação nem sempre é de fácil acesso às pessoas, mas existem meios que podem facilitar. O cidadão pode entrar em contato direto com o Estado do RS pelo telefone 51 3210-4100 e acessar o site http://www.acessoainformacao.rs.gov.br/ para saber mais. Tenha conhecimento e compartilhe, uma atitude simples que pode mudar a vida de muitas pessoas.

Para denúncias de violência, ligue gratuitamente do seu telefone celular ou fixo para o número 181.

Vereador Reginaldo Rocha acompanha visita de Eduardo Campos no RS

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira (28) para reforçar sua pré-candidatura à Presidência da República em 2014. O vereador Reginaldo participou de sua agenda na Capital e mostrou-se estar junto ao parlamentar. Campos atendeu a imprensa e falou sobre o projeto nacional do seu partido.

- Estamos construindo um novo caminho com pessoas que têm origem na luta popular brasileira, que têm compromissos sociais muito claros e entendem a necessidade de se operar uma renovação política que possibilite a melhoria da vida do povo – afirma Eduardo Campos.

Presidente do PSB em Alvorada, o vereador Reginaldo Rocha mostrou otimismo perante as propostas e planejamento apresentados.

- Eduardo Campos defendeu a necessidade de renovação na política brasileira. O encontro foi muito produtivo e importante para conhecer melhor o modelo de gestão adotado pelo governador de Pernambuco, pois no Estado, o índice de qualidade de vida dos últimos anos melhorou significativamente. Temas como saúde, educação e segurança pública foram prioridades. A gestão transparente e com o controle na fiscalização do dinheiro público, trouxeram o desenvolvimento e a estabilidade financeira do Estado – destacou Reginaldo Rocha.

Após entrevista aos jornalistas, Campos ainda palestrou em jantar do Lide Sul (Grupo de Líderes Empresariais) sobre modelos eficientes de gestão pública.



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Direitos trabalhistas dos temporários

O final do ano é a época da vagas temporárias. Pessoas que conquistam emprego nesta modalidade devem saber os direitos que possuem. A lei que regulamenta os serviços temporários é lei nº 6.019/74.

O empregado temporário tem os mesmos direitos do efetivo, que são:
• Salário equivalente;
• Jornada de oito horas;
• Recebimentos de horas extras;
• Adicional por trabalho noturno;
• Repouso semanal remunerado;
• 1/3 de férias;
• Férias proporcionais;
• 13º salário
• Proteção previdenciária;

Não é recomendado que o contrato seja verbal, mas sim escrito e contendo os direitos ao trabalhador conferidos.

Saiba mais:

O contrato
É firmado entre o trabalhador e uma empresa do setor de trabalho temporário devidamente autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Deve ter duração máxima de três meses, com direito a prorrogação por igual período - a autorização de prorrogação deve ser solicitada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

• Quem contrata
A empresa prestadora de trabalhos temporários é a contratante do trabalhador e, portanto, responsável por sua remuneração e encargos sociais. Para proteger o trabalhador em casos de falência ou inadimplência da empresa prestadora, a legislação torna as empresas tomadoras solidariamente responsáveis pelos direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados contratados temporariamente.

Empresa prestadora
Pessoa física ou jurídica cuja atividade consiste em disponibilizar a outras empresas, temporariamente, trabalhadores devidamente qualificados. Seu funcionamento depende de registro no Ministério do Trabalho e Emprego. É proibido às empresas de trabalho temporário exigir do empregado pagamento de qualquer importância, mesmo a título de intermediação.

Temporários podem ser efetivados
Neste caso, ocorrerá o término do contrato temporário e os trabalhadores receberão seus direitos para posteriormente e eventualmente serem contratados diretamente pela empresa tomadora. Quanto às verbas rescisórias, não será exigido o pagamento da multa de 40% do FGTS, a menos que ocorra a dispensa sem justa causa antes do fim do prazo acordado.

Fonte: A Folha e G1

CNH Social

As inscrições para fazer a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita entendem-se até esta sexta-feira, 29. Além da primeira habilitação, é possível também realizar adições de categoria e mudanças de categoria. Basta comparecer em qualquer Centro de Formação de Condutores de todo o Rio Grande do Sul.

Fonte: Zero Hora http://bit.ly/1cEiEGR


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Carros são entregues para Alvorada

Dois Fiesta zero quilômetros foram entregues na tarde desta terça-feira (26) para a utilização da Secretaria da Saúde de Alvorada. O vereador Reginaldo Rocha acompanhou a solenidade de entrega com o prefeito Sergio Bertoldi, primeira-dama, Maria Zoretti, secretária de Saúde, Janete Conzatti, secretária de Direitos Humanos, Irany Nascimento, demais vereadores, servidores da área da saúde e membros da comunidade.

Os veículos são para uso exclusivo das equipes das UBSs em trabalhos juntos à população, especialmente nas ações de Estratégia de Saúde da Família, onde são realizadas atividades preventivas e ações em domicílios. A Prefeitura de Alvorada adquiriu os carros por meio de recursos oriundos junto ao Governo Federal. Novos veículos era uma reivindicação antiga dos agentes de saúde das UBSs.






segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Datas importantes neste 25 de novembro

Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Parabéns à você que é doador pelo dia de hoje e aos que não são, procure informar-se para saber se pode tornar-se um!

• Saiba o que é preciso para ser doador de medula óssea: http://bit.ly/alFkW0

• Para Doar sangue é preciso:

Imagem Liga da Medula Óssea
- Ter de 16 a 67 anos (16 e 17 anos estar acompanhado do responsável legal, para primeira doação até 60 anos e até 67 anos para quem já é doador e tenha como comprovar);
- Trazer RG, CNH ou Carteira Profissional de Trabalho (original ou cópia autenticada);
-Pesar acima de 50 kg;
- Estar alimentado com café da manhã (evitar excesso de alimentos gordurosos);
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ingerir bebida alcoólica no período de 24 horas anterior à doação;
- Não fumar duas horas antes e depois da doação;
- Dormir seis horas antes do dia da doação.


O dia 25 de novembro também é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres.
Não fique em silêncio se você é vítima ou testemunha destes atos de covardia. DENUNCIE pelo telefone 180.