sábado, 14 de dezembro de 2013

Iniciada a 5ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Com o objetivo de aumentar cada vez mais o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), o deputado federal Beto Albuquerque deu início à 5ª edição da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A solenidade ocorreu na sexta-feira (13), no Plenarinho da Assembleia Legislativa e a Semana de Mobilização é no período de 14 a 21 de dezembro.
No domingo, 15, as atividades continuaram. O vereador Reginaldo Rocha compareceu à caminhada realizada pelo deputado federal no Parque Redenção, em Porto Alegre. Durante a tarde foram distribuídos material informativo para mobilizar e incentivar os gaúchos a se cadastrarem como voluntários.







Fique sabendo:

Para cadastrar-se, procure o hemocentro mais próximo.

• Como se tornar um doador?

A pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Ela deve se cadastrar em um dos centros habilitados, onde será realizada a coleta de uma pequena amostra de sangue. A partir disso, os dados irão constar no Redome. Se, um dia, houver algum paciente no Brasil (e mesmo em outros países) com características genéticas semelhantes às do doador, ele será convidado a realizar novos testes e doar efetivamente a medula se houver compatibilidade.

• Como funciona o procedimento, caso o doador seja compatível com o paciente?

Após o banco de dados identificar a compatibilidade, uma equipe médica entra em contato com o provável doador para se certificar de que ele continua disposto a fazer a doação. Em caso afirmativo, novos exames são feitos já que, quando o doador é cadastrado no banco, são feitos apenas testes preliminares. Apenas esses novos exames vão confirmar a compatibilidade. Após essa etapa, o doador é encaminhado a um centro de transplante, onde a coleta será feita.

• Como é feita a doação de medula óssea?

Existem duas maneiras. A primeira é a retirada do interior de ossos da bacia por meio de punções com agulhas e seringas. Além dessa, existe outra forma de doar as células progenitoras ou células-mãe da medula óssea: é a aférese, em que o doador é ligado a uma máquina pela qual o sangue de suas veias circula enquanto as células progenitoras vão sendo separadas. O material colhido pode ser utilizado imediatamente ou ser congelado para utilização posterior. A decisão de como a coleta será feita depende da necessidade do paciente e é tomada pelo médico. Caso a coleta seja feita por punção na bacia, o doador fica internado por um dia. Caso seja através do sangue, ele é liberado em seguida.

• Existe risco para o doador?

Os riscos para o doador são praticamente inexistentes. A medula se recompõe em apenas 15 dias. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a esse procedimento.

• Como é feito o transplante?

O transplante só será realizado quando o paciente estiver pronto para recebê-lo. O procedimento é simples: após um tratamento que elimina todas as células da medula óssea do paciente, aquelas colhidas do doador são infundidas em uma veia, como se fossem uma transfusão de sangue. Com o passar do tempo, essas células vão se fixar na medula óssea vazia e se multiplicar até recomporem-na novamente.

• Como são feitas as buscas do doador?

O doador compatível deve ser procurado em primeiro lugar, na família, entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe. Esse não sendo encontrado, o médico do paciente deverá inscrevê-lo no banco nacional de receptores de medula óssea para realização da busca de um doador compatível voluntário cadastrado no registro brasileiro de doadores de medula óssea.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Todos na lutra contra a AIDS

A sexta-feira (13) foi dedicada à atividades de prevenção e informação sobre a AIDS. O vereador Reginaldo Rocha prestigiou o ato da Caminhada pela vida na luta contra a AIDS que começou às 9h, saiu da frente do PAM-8, contornou a Praça João Goulart, na parada 48, voltando à unidade de saúde. Durante todo o dia, a comunidade teve a oportunidade de realizar testes gratuitos de HIV e sífilis. Materiais informativos foram entregues e preservativos masculinos e femininos. É importante ressaltar que, desde junho de 2013, é possível realizar o teste rápido para detecção do vírus HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A ação foi realizada pela Secretária de Saúde da Prefeitura de Alvorada.



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dia Internacional dos Direitos Humanos

O vereador Reginaldo Rocha participou de atividades promovidas pela Prefeitura de Alvorada que marcaram o Dia Internacional dos Direitos Humanos nesta terça-feira, 10. A comunidade lotou o salão nobre da Prefeitura que contou com atividades como palestra sobre combate a violência contra a mulher, prevenção doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos.





Lei da meia-entrada é regulamentada pelo Senado

Senado regulamenta lei da meia-entrada projeto que estava há seis anos tramitando. O projeto de lei regulamenta a concessão de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. O projeto estende o benefício da meia-entrada para estudantes (inclusive seus acompanhantes, quando necessário) e jovens de baixa renda de até 29 anos. Porém, limita a concessão do benefício a 40% das entradas oferecidas. O projeto vai agora à sanção presidencial. Idosos não foram incluídos no texto porque já são atendidos pelo Estatuto do Idoso.

O projeto também altera as regras de emissão de carteirinha de estudantes e abre possibilidade de outras entidades, além da União Nacional dos Estudantes (UNE), emitirem o documento. O Estatuto da Juventude prevê que a carteirinha deve ser expedida “preferencialmente” pela UNE, pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e por entidades estudantis estaduais e municipais filiadas a essas organizações nacionais.

Com a sanção da nova lei, também serão validados documentos emitidos por diretórios centrais de estudantes (DCESs), centros acadêmicos e diretórios acadêmicos. Os cursos de idiomas continuam proibidos de emitir carteirinha, uma vez que só terão direito ao benefício jovens adultos de ensino regular, profissional e especial.

Fonte: Correio do Povo

Boletim Semanal

Principais notícias da semana do dia 02 a 09 de novembro.





segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Início das obras da nova UPA

A ordem de início das obras para a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Alvorada
foi oficializada na manhã desta segunda-feira (09). O vereador Reginaldo Rocha, esteve presente na cerimônia junto do prefeito Sergio Bertoldi, primeira-dama Maria Zoretti, vice-prefeito, Arlindo Slayfer e vereadores.

Entre os serviços da nova UPA 24 Horas estão incluídos clínico-geral e pediatria. A Unidade será instalada na Rua Wenceslau Fontoura esquina com a Rua Natal. Próximo ao Ginásio Municipal, a região é de fácil acesso para a comunidade. A construção conta com investimentos dos governos federal, estadual e municipal.


- Este novo posto com atendimento integral é um novo ganho para todos. Recentemente, as equipes das Unidades Básicas de Saúde receberam dois veículos novos para trabalhar e, pelo programa Mais Médicos, seis novos médicos já atuam no município. Os moradores de Alvorada merece todos estes ganhos na saúde. que é uma área de necessita de investimentos com prioridade - afirma o vereador.



Demais autoridades que compareceram à cerimônia: Deputado Federal Henrique Fontana; Deputada Estadual Stela Farias, Secretária Municipal da Saúde, Janete Conzatti; Representante da DT Construção Civil, empresa que realizará a obra, Antônio Roberto Oliveira; Presidente da União das Associações de Moradores de Alvorada, Gilberto Perrone; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Terezinha Rodrigues e outros Secretários, representantes da comunidade e delegados do Orçamento Participativo.




domingo, 8 de dezembro de 2013

Vereador Reginaldo Rocha comparece à eleição do Jundiaí

A Sociedade Esportiva Cultural Jundiaí realizou a eleição da nova diretoria no dia 08 de dezembro. O Jundiaí reconduziu ao cargo de presidente ao Renato de Brito. O vereador Reginaldo Rocha acompanhou a eleição e parabenizou o presidente.

- Renato já está há mais de 30 anos cuidando muito bem da Sociedade. A entidade continua em boas mãos e meu apoio também segue com o Jundiaí – afirmou o vereador.

 Neste ano o Jundiaí completou 54 anos, a data foi lembrada pelo vereador que promoveu uma homenagem à entidade em sessão na Câmara Municipal.

vice-presidente Carlos, Presidente Renato de Brito e Reginaldo Rocha.