domingo, 6 de dezembro de 2015

Esportes marcam 3º dia da Semana de Inclusão

Práticas esportivas foram as atrações do terceiro dia da 1ª Semana de Conscientização e Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Durante a tarde desse sábado, 05, crianças do Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE) compareceram ao ao Ginásio Municipal e puderam andar de bicicleta, fazer arremessos de basquete, xadrez e futebol. Ao final das atividades, todos ganharam medalhas como lembrança por ter participado. Em sua fala, a professora do CEMAE, Claudia Almeida destacou a importância dos pais acompanharem os filhos e incentivá-los a participarem de atividades sociais. A professora Angela Pires, também do CEMAE, esteve presente.

O Vereador Reginaldo Rocha é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que promove a 1ª Semana. O parlamentar elogiou a participação das crianças e dos adultos que acompanhavam e abraçaram a causa. O diretor geral da Secretaria Municipal De Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), Rogério Martins e o secretário Marcelo Guimarães estavam presentes e colocaram a SMJEL à disposição para apoiar causas como a inclusão por meio do esporte. O diretor geral da Secretaria de Cultura, Ramão Alvares esteve junto da organização da Semana e também deixou as portas da sua secretsria abertas para ações como essa.

A ONG Embrião foi a responsável por trazer as bicicletas adaptadas e esteve representada pelo vice-presidente Josue Aguiar. Não somente as crianças, mas também os adultos puderam andar nas bicicletas da ONG, alguns deles andaram pela primeira vez como foi no caso das mães Natália Leite de 50 anos, Rosângela Amador Correia de 44 anos e Liege Pratz dos Santos de 39 anos, todas do bairro São Pedro. "Tu se sente como uma criança aprendendo", conta Liege dos Santos. "Deu muito nervosismo e uma tremedeira também", explica Rosângela Correia. Apesar do nervosismo e o medo de subir pela primeira vez na bicicleta, as três mães afirmaram que a experiência foi boa e vão tentar andar de novo até encontrar o equilíbrio e andar nas bicicletas comuns. "Nunca tivemos uma atividade que nos desse essa oportunidade e que fosse toda voltada para os deficientes. Quando tiver algo parecido de novo, terão todo o nosso apoio", conclui Natália Leite.

Uma das primeiras crianças a subir na bicicleta foi Rafaela Carvalho de 10 anos. A menina está na 4ª série, é aluna da E.M.E.F. Normélio Pereira de Barcelos e também é atendida no CEMAEE Rubem Alves. Veio acompanhada pelo pai Rudi Carvalho de 49 anos e pelo primo Duan Carvalho, de 4 anos. A família mora no bairro Umbu e se divertiu com as brincadeiras "A Rafa gosta muito de brincar e conviver com outras crianças, então trouxe ela até aqui", disse o pai Rudi.

Até o dia 09 de dezembro, mais ações voltadas para promover a inclusão social e o debate entre a comunidade e o poder público devem ocorrer. A 1ª Semana de Inclusão Social foi provida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Física e Mobilidade Reduzida, presidida pelo Vereador Reginaldo Rocha.

Veja mais fotos aqui: http://on.fb.me/1Q8nxtK









Nenhum comentário:

Postar um comentário